RAMAL DE REZADORES
Ramal de Rezadores
Documentário Seriado
O projeto está produzindo um documentário seriado sobre Artes Devocionais, incluindo a Ladainha e a Ramada de Frutas.
No primeiro e segundo episódios, a narrativa passa pelo cotidiano dos rezadores do Ramal Cataiandeua, onde a tradição religiosa se perpetua pela devoção ao padroeiro São Miguel. O personagem principal é o menino Ricardo, de doze anos, que está se iniciando na ladainha. Ele passa a integrar uma relação intergeracional que permite fortalecer a arte devocional entre os moradores da sua comunidade. A trama se desenrola pelos passos do menino, trazendo nas situações corriqueiras a paisagem dos ramais do município de Abaetetuba-PA.
No terceiro episódio, a narrativa encontra no Ramal Tauerá de Beja um festejo popular conhecido como Ramada de Frutas, que ocorre durante o Círio da Sagrada Família naquela comunidade. A participação da juventude e o paradoxo da monocultura são expostos pela pesquisadora Josielle Reis e pelo Diácono Sebastião Costa.
O conteúdo audiovisual do filme está sendo distribuído via redes sociais. O documentário tem por objetivo comunicar e interagir com a comunidade e o público em geral, abordando o patrimônio imaterial da Amazônia sob um ponto de vista poético, usando como estratégia de difusão a internet, que tem como efeito a ampliação da interpretação para além da esfera subjetiva, na qual se pressupõe a troca e a colaboração com interatores.
Contemplado no Prêmio ProEx de Arte e Cultura da UFPA 2020 e 2023.